Liturgia Eucaristica

Neste momento um diácono ou um concelebrante arruma o santo altar, é válido lembrar que a preparação das oferendas é feito por um concelebrante ordenado, o cerimoniário só ajuda a trazer os objetos litúrgicos ao altar.

Após arrumarem o altar do Santo Sacrifício, o celebrante faz a elevação dos dons.

O celebrante eleva a patena, dizendo:

C: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar o pão da vida.

O sacerdote (ou o concelebrante ou diácono na hora de arrumar o altar, antes da elevação dos dons) derrama o vinho e um pouco d'água no cálice, rezando em silêncio:

C: Pelo ministério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

O celebrante eleva o cálice, dizendo:

C: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e que para nós se vai tornar o vinho da salvação.

O celebrante, inclinado, reza:

C: De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

O celebrante lava as mãos, dizendo:

C: Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.

Após o celebrante lavar as mãos, diz:

C: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Ou:
C: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Ou:
C: Orai, irmãos e irmãs, para que levando ao altar as alegrias e fadigas de cada dia, nos disponhamos a oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Ou:
C: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrifício da Igreja, nesta pausa restauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
A oração sobre ás oferendas encontra-se na página: Liturgia da Palavra.